Saturday, March 20, 2010

Dia Mundial da Poesia: «Poesia é olhar-te...»

Imagem de Renoir

No âmbito do Dia Mundial da Poesia, que se comemora a 21 de Março, ofereço aos meus leitores, amigos, alunos e colegas, laivos de poesia:


Poesia é olhar-te nos olhos
E saborear a tua alma
No brilho do meu olhar.

Acreditar-te nos molhos
De sms, mails… palavras
Que me envias; nas acções
Que me ofereces dia-a-dia
Como terra que lavras,
Como melodia em canções
Que danço ao som do vento,
Que me acaricia o rosto
Num profundo apaziguamento
Do ser. Poesia és TU e EU,
Somos nós, de nome Romeu
Ou Julieta, ou quiçá João,
Ninguém, como Ulisses, sim,
Poesia é toda a gente com gosto
E de grande grande coração,
De um amor e bondade sem fim.

Isabel Montes

10 comments:

Wanderley Elian Lima said...

Olá Isabel, poesia é a alma de alguém transcrita em um papel em forma de versos.
Grande abraço

Anonymous said...

Bem vinda Isabel!
Amei sua poesia...versos sábios.

Um Domingo abençoado prá ti.

M@ria

Lαurα Mαrgαridα said...

Adorei o teu poema, reflectis-te muito bem o significado de poesia. vou mostrar-te um poema que também fiz para poesia ;

Poesia,
é expressão de sentimentos,
Palavras que se vivem em momentos,
É recordarmos as coisas em pequenas frases,
Relembrando as pessoas que mais gostamos, homenagens,
É como uma pequena demonstração,
De emoção e recordação,
De tempestades e saudades,
É um estado de espírito,
Como um mundo de sonho infinito,
São palavras reflectindo a magia,
Que vivemos a cada dia
É uma imagem do poeta no seu interior,
E não aquilo que se vê dele no seu exterior,
A poesia,
Ultrapassa os limites de uma pequena fotografia,
é uma fórmula de descrever aquilo que se sente verdadeiramente,
E não aquilo que se diz sentir
, tentando-se sentir esforçadamente
A poesia,
é uma vivência de tudo o que somos,
Ou fomos,
Realça a desilusão da paixão,
Ou a força de viver e aprender,
Com os erros que cometemos,
Ou as loucuras que pensamos,
A poesia,
É descrever em palavras o que sentimos,
É como se fosse uma imagem do passado,
E as pessoas que viveram ou nosso lado,
Ou mesmo as do presente,
que desejamos que sigam sempre o seu caminho em frente,
São frases escritas, ditas e sentidas.
É um lugar sem barreira,
E onde se pode reflectir nossa vida inteira,
É um desejo de me encontrar,
Para além das infinidades do mar,
A poesia,
Não é coincidência,
É uma semelhança
Que me transmite a maior esperança
De um mundo melhor,
De um sonho de amor,
A poesia,
É sentida no coração,
Mesmo que haja ilusão,
São palavras que me fazem crescer e aprender,
Viver num mundo diferente,
Onde tudo pode ser como idealizo e sonho,
Onde eu possa voar, respirar, e amar,
É um sentimento inexplicável
e sem duvida uma sensação incomparável,
é um mundo de realidades
e puras verdades,
de esperanças eternas,
e de amizade sinceras,
de amores absurdos,
e sentimentos mudos,
é a profundidade de um olhar
e transmitir para uma folha a maneira de se amar,
é um lugar onde me sinto protegida,
cada vez que em meu pensamento me sinto perdida,
Poesia,
é a sensação que me faz sentir,
E guiar o lugar para onde ir,
É uma distância
e uma ausência,
Do mundo onde vivemos
e aprendemos,
é uma força que me faz lutar,
uma esperança que me faz recordar,
que a saudade tem lugar,
que quando se aprende a respeitar,
Na verdade, a poesia, é tudo,
É meu mundo,
Onde eu guardo puras recordações,
Emoções e sobretudo eternas lições.


beijinho e gostei muito, rapariga dos poemas :b

Unknown said...

Poesia,
o retrato
de um estado
de um sentimento
de um momento.

Gostei muito.
Beijinho,
Alexandra

CamilaSB said...

A poesia é algo maravilhoso que reflecte o que por vezes não conseguimos transmitir. E fá-lo de uma forma tão leve e simples, que nos seduz e encanta ao lermos os seus versos.

IsaBelMontes said...

Camila,

Seja bem-vinda ao meu espaço! Gostei também do seu modo de se expressar. Em breve, visitá-la-ei.

Saudações,

Isabel Montes

IsaBelMontes said...

AGRADECIMENTOS

Wanderley, Maria Bózoli, Menina de sonhos, Alexandra e Camila, neste tempo (final de período lectivo), temos tanto que fazer que até o que mais gostamos fica sempre adiado.Grata a todos pelos vossos comentários. Terei todo o gosto em visitar os vossos blogues, alguns já conhecidos; outros, que me chamam pelas palavras aqui deixadas.

Saudações poéticas
Isabel Montes

geraldoepoesia said...

Isabel,
Bom saber que seu coração está borbulhando em poesia. É sinal que o amor está rondando. Todo amor é bom como são os versos.

Geraldo Ferreira

belita said...

Olá linda,
estás bem??Adorei saber de ti.
E também gostei , muito, do poema.
Beijinho grande

IsaBelMontes said...

Fiquei muito feliz com a tua visita, Isabel, e que descobertas também fiz acerca de ti! Não sabia que corrias tanto!

Beijinhos
Homónima